Mickey e Minnie: a Magia no Domínio Público
Os desenhos originais do Mickey e da Minnie entraram em domínio público a partir de 1º de Janeiro, consequentemente, tiveram lançamentos usando o Mickey.
Quem nunca teve uma epifania, conseguiu criar um produto maravilho e começou a vender lindamente? A maioria de nós nunca teve, mas adoraria ter, não é mesmo?
As redes sociais são uma das grandes aliadas para a divulgação de empresas e marcas de forma orgânica (natural). Muitos iniciam a criação de sua marca apenas cogitando um nome criativo para o produto, que chame a atenção do seu público e expresse muito bem o que será vendido/oferecido e a primeira busca que fazem é: redes sociais – seja o Instagram, Tik Tok, Facebook, entre tantas outras.
O que muitos esquecem é que, na verdade, no quesito “marca”, o local para realizar a pesquisa é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, mais conhecido como INPI, pois é ele que tem condições de dizer se você pode ou não usar aquela marca.
Digamos, a grosso modo, que ele seja o nosso “Cartório de Registros”, só que vinculado à propriedade industrial que teríamos, como: marcas, patentes, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador, topografias de circuitos integrados, contratos de tecnologia e de franquia.
Assim, na prática, podemos dizer que temos um “cartório de marcas”. Nada adianta você criar uma marca genial, desenvolver toda a comunicação, criar campanhas de marketing e no final receber uma notificação informando que está usando uma marca de outra pessoa.
Vale lembrar que, pela lei, a preferência é de quem registrar primeiro a marca no INPI. Na prática, mesmo que use a marca por anos, se não registrou não é dono, pois não é o titular. E neste caso, não tem como fazer “usucapião” da marca em decorrência do tempo, pois a regra é clara: é proprietário, quem registra primeiro e não quem usa por mais tempo ou antes.
Dito isso, confira os 8 passos para ter a sua marca protegida:
Na maioria dos casos, o empresário quer fazer tudo sozinho. No entanto, é aconselhável a contratação de um especialista no assunto que faça a análise da marca com afinco para que não corra risco de registro de forma errônea.
Este profissional vai te ajudar a analisar qual, de fato, seria a natureza em conformidade com o seu plano de negócio e, claro, muitas vezes é aconselhável registrar vários tipos de marca em uma mesma classe. Ou seja, são muitos “pormenores” que devem ser analisados para que a sua marca não seja violada de nenhuma forma.
É, ser o primeiro a colocar o “id” numa rede social não é necessariamente o melhor negócio, mas ser o primeiro a ter seu certificado de marca expedido pelo INPI vale muito a pena.
E lembre-se, o seu primeiro produto é a sua marca!
Os desenhos originais do Mickey e da Minnie entraram em domínio público a partir de 1º de Janeiro, consequentemente, tiveram lançamentos usando o Mickey.
Apesar de ser uma boa proposta a locação do espaço em um shopping center, existem alguns cuidados que devem ser tomados pois há um grande risco ao assinar...
O termo Fashion Law ou Direito da Moda ainda é desconhecido por muitos, em qualquer etapa da cadeia produtiva do setor da moda.
Termos de Uso • Política de Privacidade
2021 © P. Santana Advocacia • Todos os direitos reservados
Fotografias:
Raissa Tavares
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode retirar ou alterar o seu consentimento sobre o uso de cookies a qualquer momento. Se você não quiser mais receber cookies, use as configurações do navegador da Web para aceitar, recusar e excluir cookies. Para fazer isso, siga as instruções de seu navegador (geralmente dentro das configurações de "Ajuda", "Ferramentas" ou "Editar").
Utilizamos em nosso site somente os cookies estritamente necessários que são essenciais para o funcionamento adequado do site, com eles, não armazenamos dados confidenciais ou pessoais.
Você pode retirar ou alterar o seu consentimento sobre o uso de cookies a qualquer momento. Se você não quiser mais receber cookies, use as configurações do navegador da Web para aceitar, recusar e excluir cookies. Para fazer isso, siga as instruções de seu navegador (geralmente dentro das configurações de "Ajuda", "Ferramentas" ou "Editar").