Mickey e Minnie: a Magia no Domínio Público
Os desenhos originais do Mickey e da Minnie entraram em domínio público a partir de 1º de Janeiro, consequentemente, tiveram lançamentos usando o Mickey.
As redes sociais se tornaram uma grande vitrine. Não importa se a venda é de produto ou serviço. Elas são a vitrine de uma “vida perfeita” ou daquilo que precisamos para ter a “vida perfeita”.
Entre os vários tipos de produtos que são oferecidos pelo grande mar da internet, temos uma plataforma chamada Canva. Ela é um site em que é possível criar inúmeros “templates” para apresentação comercial, posts para as redes sociais, menus, convites e até mesmo logotipos.
São inúmeras as possibilidades para criar um conteúdo diferenciado nas redes sociais para o seu negócio e até para uso pessoal (quando se é o próprio produto).
Mas, nem tudo são flores.
Como todo produto e serviço, é preciso atentar ao contrato e aos “termos e políticas” dos sites que, costumam não ser lidos atentamente com certa frequência e, por isso, muitas vezes os usuários quebram as regras, mesmo sem saber que elas existiam.
Então, é importante analisar um ponto que é de suma importância quando definida a linguagem de comunicação para o cliente: o direito autoral do item usado para a divulgação.
A plataforma Canva foi desenvolvida para ajudar pessoas que não são tão criativas e que possam desenvolver algo dentro dos templates oferecidos, mesmo não tendo a formação em designer. Para os criativos, a plataforma ajuda colocar a criatividade em jogo. Em tese, a plataforma está disponível de forma intuitiva para se criar o que for preciso para a divulgação de um produto ou negócio.
Acontece que todos os itens disponibilizados são protegidos pelo direito atoral. Ou seja, todos os itens existentes ali – até mesmo o “layout” – são do Canva. Na verdade, na prática, são de propriedade dos desginers do Canva, mas que foram contratados especificamente para desenvolver itens para o site. Portanto, saiba que não se pode, por exemplo registrar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o logotipo criado para a marca e produtos criados na plataforma.
Por isso, cuidado com o uso exclusivo de itens criados pelo Canva para a construção da comunicação de sua marca. Se pretende registrar sua marca – ou seu logotipo – contrate um designer gráfico. É mais seguro.
Outra coisa importante a dizer é que está terminantemente proibido criar layout de um produto para venda sem a ciência da plataforma. Isso acontece porque os produtos disponibilizados pelo Canva são apenas licenciados, ou seja, os usuários não possuem autorização para usá-los, desde que tenha mais de 13 anos de idade e que o layout criado não seja para comércio (existem algumas peculiaridades quanto à quantidade, mas depende muito do produto final).
Nestes casos, o direito autoral poderá ser objeto de um contrato de licenciamento, que nada mais é do que uma autorização do titular para que um terceiro utilize seu produto ou serviço sem que haja a perda da titularidade.
Portanto, a licença do Canva somente dá ao usuário o direito de usar a plataforma para divulgação de informações de seu produto, mas não o direito de obter lucro, pois a plataforma tem direito a uma quota do valor usufruído (royalties).
O Canva autoriza o usuário a usar os itens e os layouts disponibilizados no site, desde que este uso seja específico para as redes sociais e divulgação de conteúdo. No entanto, a partir do momento que houver algum interesse econômico, viola-se o contrato de licenciamento, a conta será cancelada e pode-se responder por danos patrimoniais e violação desse contrato e do direito autoral.
Dessa forma, para evitar a perda da construção de imagem e ter certeza de que os futuros produtos não receberão qualquer intervenção de violação de direito autoral, é mais garantido contratar um designer gráfico para que suas redes sociais sejam únicas e com direito autoral garantido e devidamente protegido.
Os desenhos originais do Mickey e da Minnie entraram em domínio público a partir de 1º de Janeiro, consequentemente, tiveram lançamentos usando o Mickey.
Apesar de ser uma boa proposta a locação do espaço em um shopping center, existem alguns cuidados que devem ser tomados pois há um grande risco ao assinar...
O termo Fashion Law ou Direito da Moda ainda é desconhecido por muitos, em qualquer etapa da cadeia produtiva do setor da moda.
Termos de Uso • Política de Privacidade
2021 © P. Santana Advocacia • Todos os direitos reservados
Fotografias:
Raissa Tavares
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode retirar ou alterar o seu consentimento sobre o uso de cookies a qualquer momento. Se você não quiser mais receber cookies, use as configurações do navegador da Web para aceitar, recusar e excluir cookies. Para fazer isso, siga as instruções de seu navegador (geralmente dentro das configurações de "Ajuda", "Ferramentas" ou "Editar").
Utilizamos em nosso site somente os cookies estritamente necessários que são essenciais para o funcionamento adequado do site, com eles, não armazenamos dados confidenciais ou pessoais.
Você pode retirar ou alterar o seu consentimento sobre o uso de cookies a qualquer momento. Se você não quiser mais receber cookies, use as configurações do navegador da Web para aceitar, recusar e excluir cookies. Para fazer isso, siga as instruções de seu navegador (geralmente dentro das configurações de "Ajuda", "Ferramentas" ou "Editar").